-
Arquitetos: Sur taller de arquitectura
- Área: 330 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ACINDAR, Aluar, Atrim, AutoDesk, FV, Holcim, Hormiblock, Ilva, JOHNSON, Sika, Trimble Navigation, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Granero é uma casa de uso permanente, projetada para uma família que gosta de encontros com a família e amigos. Cultivar seus próprios alimentos, cozinhar, produzir móveis, consertar e criar alguns animais, são alguns dos lemas da família.
A casa pretende ser uma adaptação contemporânea dos silos agrícolas para a coleta e conservação de sementes. O projeto leva a ideia de um espaço flexível e seguro contra intempéries.
A casa principal está localizada entre um grupo de alfarrobeiras, com o conceito de viver sob elas. O pomar e o pátio mantêm um espaço livre para uma segunda fase de construção. No interior da propriedade existe também uma van antiga utilizada como oficina e casa de hóspedes.
No espaço principal, a cozinha é o centro da vida familiar. A mesa de bar/cozinha está localizada na direção de uma enorme janela que ocupa toda a altura da casa e permite contemplar e experienciar diariamente as alfarrobeiras existentes na propriedade. O local pretende ser um espaço de encontro e celebração onde as fronteiras entre o interior e o exterior se diluem sob a grande cobertura.
A casa está adaptada ao clima local, que sofre com as tempestades muito intensas, desta forma foram propostas a garagem e paredes mais fechadas na face sul. As aberturas mínimas estão em posições estratégicas, para não perder a visão das alfarrobeiras e do céu. No lado norte, foi localizada a galeria, que configura um filtro climático e uma transição entre o exterior/interior.
A materialidade é resolvida através de uma base monolítica de tijolo comum de 27 cm de espessura, em contraste com o telhado leve composto por vigas metálicas, que modulam a casa. Metal, alumínio e vidro em um dos lados permitem a conexão entre o exterior e o interior em pontos estratégicos. Os materiais são utilizados em seu acabamento natural desprovidos de gesso e revestimentos. Tudo é genuinamente estrutural.